Lixo no oceano, o que eu tenho a ver com isso?

Atualizado: 28 de Fev de 2020

Como nossas decisões do dia a dia influenciam esse problema e o que podemos fazer para termos melhores escolhas.


Que o mar está cheio de plástico não é novidade. Hoje temos 1 tonelada de plástico para cada 5 toneladas de peixe nos oceanos. 13 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos a cada ano.

Hoje, 80% do lixo nos oceanos tem origem terrestre, ou seja, foi jogado em praias e ruas antes de chegar aos oceanos... enquanto 20% tem origem no próprio oceano, gerado por atividades pesqueiras, turismo, mergulhos, entre outras.

Mas como esse lixo vai parar nos oceanos? Qual o caminho que ele faz até chegar lá?


Quando não descartamos o lixo corretamente ou ele não é recolhido, ele pode cair no chão da rua e ir parar em um bueiro com o vento e a chuva, chegando a rios, córregos que acabam no mar.


Como evitar que mais lixo chegue aos oceanos?


Em casa:


Descarte corretamente seu lixo.


Depois do descarte, você sabe para onde vai seu lixo? Certifique-se de que seu lixo tem a destinação correta. Se seu bairro não possui coleta, uma alternativa pode ser entrar em contato com catadores independentes.


Fique atento aos horários de coleta do seu bairro. Sacos deixados nas ruas por muito tempo são muitas vezes violados por animais ou por outros cidadãos e, quando abertos, têm mais chance de vazar para o mar.


Fora de casa:

Não jogue bitucas de cigarro no chão! Leve-as para um local de descarte correto. Elas são um dos itens mais achados em limpezas de praias.


Já pensou em levar utensílios reutilizáveis para a praia? Parecem pequenas, mas essas mudanças de hábito são as que fazem a maior diferença. Dessa forma, você evita a geração de mais lixo e pode recusar a utilização de alguns descartáveis, dando exemplo para quem está perto.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo