top of page

Dicas de como economizar água, energia elétrica e gás em tempos de isolamento

A estiagem vem castigando a região sul do país, os índices de chuva abaixo da média desde o verão, se agravam especialmente nos meses de outono e inverno, os reflexos da falta de chuvas atingem a agricultura, a indústria e até o abastecimento público. Além disso, medidas de prevenção ao Corona-vírus como a permanência da população em casa e a higienização mais frequente das mãos, corpo roupas e compras trazem um aumento do consumo de água, o que significa também maiores gastos de recursos naturais.


Dicas para evitar o desperdício de água:

  1. Acumule a louça para lavar tudo junto, ao ensaboar, deixe a torneira fechada.

  2. Faça o mesmo na hora de lavar a roupa, utilize a capacidade máxima da máquina e reaproveite a água do enxague para lavar quintal, calçada e até mesmo o carro.

  3. Ao tomar banho, não se ensaboe com o chuveiro aberto. Você também pode estar colocando um balde debaixo do chuveiro e aproveitando a água para uma próxima descarga ou até mesmo aguar as plantas, pois para essas tarefas não é necessário o uso de água potável.

  4. É recomendado que as famílias combinem um horário e tomem banhos em sequência, isso gera uma diminuição no consumo de água e de energia elétrica, porque cada pessoa espera a água esquentar e essa água que sai fria é desperdiçada. Essa dica é especialmente para quem têm chuveiros a gás, a economia é enorme, já que o chuveiro a gás, até aquecer a água, desperdiça dezenas de litros.

  5. Use redutores de vazão nas torneiras, assim, você poderá realizar as mesmas atividades economizando até 60% de água. Basta informar o modelo da torneira para encontrar fácil o redutor adequado.

  6. Aproveite água das chuvas para atividades como lavar o carro ou a calçada. Armazene devidamente, ou não estoque essa água por dias, para não ter problemas com a proliferação de mosquitos que podem causar a dengue.


Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica:

  1. Organize as atividades para sejam feitas durante o dia, aproveitando a iluminação natural. Abra janelas e deixe o ar entrar.

  2. Estamos numa estação mais fresca, então evite o uso do ar condicionado, ele não precisa ficar ligado o dia inteiro, ou o modo ventilação já é o suficiente. Além do mais, a circulação do ar faz bem à saúde e evita transmissão de doenças virais.

  3. Não deixe carregadores de computadores, celulares, nem eletrodomésticos que não estão sendo usados na tomada já que eles consomem energia mesmo sem estarem carregando.

  4. Evite o uso de adaptadores múltiplos, conhecidos como benjamins ou Ts. Sua rede interna pode não comportar essa demanda e aquecer a fiação. Além de gastar mais energia, pode gerar curto circuitos e incêndio.

  5. Planeje as refeições para evitar que a geladeira fique sendo constantemente aberta na busca de algo, separe tudo que irá usar para o preparo.

  6. Procurar usar mais o fogão do que o microondas para aquecer comida. O uso do gás é mais interessante economicamente do que o uso da energia elétrica.

Dicas para economizar gás:

  1. Cozinhe maiores quantidades em menos dias da semana e congelar os alimentos produzidos para consumo ao longo dos dias.

  2. Use mais da panela de pressão, ela otimiza o consumo de gás já que acelera consideravelmente o cozimento. Quando a panela começa a chiar, abaixe o fogo.

  3. Ao trocar o botijão sempre se certifique que foi instalado corretamente e que não tenha vazamento. É possível fazer essa constatação colocando espuma de sabão sobre a válvula logo depois da troca.

  4. Depois do uso do fogão certifique-se os acionadores de queimadores do fogão e do forno estão bem fechados.

  5. Antes de dormir, feche válvula junto ao botijão.

O gás geralmente é uma grande preocupação na hora de pagar as contas, mas ele também gera um impacto ambiental significativo quando consumido em alta quantidade pois é um derivado do petróleo. Então nós sabemos que quanto menos gás a gente queima, menos exploração de petróleo. E o próprio gás encanado precisa de pressão para chegar às pessoas, então você usa energia elétrica para gerar pressão na tubulação de gás para ele chegar às casas.


É muito importante economizar água e energia elétrica neste período de quarentena, durante o qual há uma demanda maior por energia. Estamos entrando em uma época mais seca e 85% da energia elétrica consumida no Brasil vem das hidrelétricas e elas dependem do volume de água nos rios para funcionarem.

Com essas dicas, você economiza e o planeta agradece!




75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page