8 Dicas para uma Alimentação Sustentável

Dormir bem, exercícios regulares e uma dieta saudável são a base para uma vida saudável.


Muitos de nós nos esforçamos para comer de forma saudável e equilibrada, mas será que sabemos como nossa dieta afeta o meio ambiente?


A Sustentabilidade Alimentar também conhecida como agricultura de conservação está muito relacionada com a forma que é utilizada a terra. No entanto, sistemas de produção que aliem a bons índices de produtividade e a conservação do meio ambiente têm sido um dos maiores desafios desse setor nas últimas décadas, mas estudos têm demonstrado que a sustentabilidade alimentar consiste em uma meta viável, e que através de esforço e dedicação da comunidade agrícola é possível atingir esse objetivo.

A produção de alimentos deixa muitos resíduos na natureza. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que a indústria alimentícia é responsável por 30% do consumo energético mundial e por 22% dos gases que provocam o aquecimento global. Apenas a pecuária representa 14% dessas emissões à escala planetária, tal como assinalou o Greenpeace em um relatório de 2018 sobre sustentabilidade alimentar. Os cálculos da Food and Agriculture Organization (FAO) assinalam que em 2050 seremos mais de 9.000 milhões de seres humanos no planeta e que vamos necessitar de produzir mais 60% de alimentos.


Os mares também sofrem com essa demanda. A pesca em grande quantidade provoca degradação da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos.


Você já deve ter ouvido esta frase: Nós somos o que comemos. Logo, uma dieta sustentável reforça nosso compromisso com o meio ambiente.


A saúde é outra muito prejudicada pela nossa dieta, alimentos ultra processados, cereais refinados e o consume exagerado de açúcar contribuem para doenças ligadas a obesidade. O Greenpeace afirma em um estudo publicado recentemente que as dietas pobres em verduras, frutas e cereais integrais causam um de cada cinco falecimentos a nível mundial e representam um dos fatores de risco mais habituais no desenvolvimento de doenças e de mortes prematuras.

8 Dicas pra uma alimentação sustentável






1- Equilibre sua dieta: Opte por uma dieta rica em verdura, legumes, frutas e hortaliças.








2- Reduza o consumo: Diminua a quantidade de carnes, peixe e lácteos em sua dieta.








3- Opte pelo natural: Evite os pré-cozidos e os transgênicos.







4- Evite o desperdício: Adquira apenas a quantidade de alimentos que vai consumir, ou então congele.









5- Aposte no ecológico: Inclua em sua dieta produtos livres de pesticidas dê preferencia aos orgânicos.








6- Cuide do meio ambiente: Consuma alimentos da temporada









7- Apoio o comércio justo: Escolha produtos que promovam uma relação comercial respeitosa com o meio ambiente.









8- Tenha uma horta em casa, assim você tem alimento saudáveis sempre a mão.








Faça escolhas saudáveis para sua vida, se alimente de forma consciente, faça exercícios e não se esqueça que dormir bem, também é fundamental para viver melhor.

43 visualizações0 comentário